sexta-feira, 30 de julho de 2010

A IMAGEM SONORA DE MELISSA HAMLET


30 07 10 - 04h52. Estou criando a trilha para o espetáculo neste momento.

A identificação sonora vem antes de tudo em minha mente e, quanto mais próxima do cinema, melhor. As pessoas estão tão acostumadas à trilha sonora do cinema que o som pode traduzir de imediato o signo lançado no ar através da imagem e do gesto. A trilha inclui também, de repente, o silêncio, a respiração, o pisar no chão, o baque  seco, o grito inesperado, a fala atenuada. Trilha sonora = todos os sons do espetáculo.

O som natural é descoberto na leitura, nos ensaios. Um som vivo, visceral, sem a interferência mecânica.

O som mecânico eu escolho e edito aqui neste bom e velho computador. Uma benção.

Nos primórdios, eu criava utilizando fitas cassetes, sobrepondo músicas, interferindo na velocidade da canção, rodando o disco pra trás. Os resultados eram bons também, mas a tecnologia ajuda bastante e deixa tudo mais limpo e próximo do som imaginado.

Semana que vem gravarei as vozes dos personagens. Além de Anita Abrantes dando voz à Melissa, convidarei Marcio Leandro "Sabbath" e mais uma garota para fazer a voz de dois personagens. Alexandre D'Lou realizará a captação com seu equipamento e depois editarei conforme minhas necessidades.

Esta trilha sonora será bem diferente das demais. As nuances psicóticas da personagem transformadas em sons deverá ser algo bem interessante.

Bom, amigos, com licença. Preciso concentrar minha atenção.

NOTA:
A música "Heroes", do David Bowie foi uma das minhas escolhidas. No "Hamlet" moderno de Almeyreda, ele também utiliza a canção no thriller do filme. Eu ainda não sei como me apropriarei da  mesma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário