quinta-feira, 22 de julho de 2010

EM BUSCA DA LOUCURA DE MELISSA

"Vosso nobre filho está louco.
Chamo-o de louco porque,
como  definir a loucura real,
se não classificando alguém
como real / mente louco?"
(Polonio para Rei e Rainha. Cena 2. Ato 2)



Desde o inicio da criação do espetáculo, o mote central foi a loucura de Melissa: dedicar-se ao personagem ao ponto de perder a própria personalidade para sempre. Agora que o texto está criado, busco coerência cientifica para seu caso patológico.
Percebam que faço um caminho inverso aqui: primeiro eu criei o texto, deixei a imaginação trilhar os caminhos da loucura da personagem sem me preocupar com o certo ou o errado - afinal, na criação não há erro; não podemos criar com a autocritica nos punindo ou com a critica alheia limitando nossos vôos de criação. Agora, uma vez o texto criado, busco melhorar sua coerência e sua substância. Poderia também ter feito o caminho inverso, como muitas vezes já fiz: primeiro pesquisar para depois criar. Também é válido, por que não? Ou voar livre, apenas criar como também muito já fiz. O fato é que a criação não tem um caminho apenas, e precisamos tomar aquele que mais nos seduz no momento para que a Arte possa surgir.

Para classificar a loucura de Melissa, tenho tido conversas rápidas mas muito orientadoras com a psicóloga Sueli de Oliveira. À primeira vista, ela relacionou o histórico clinico da personagem com o falso self de Winnicott, sobre o qual iniciei uma pesquisa. Além de citar este pensador, ela também  emprestou o livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais", de Paulo Dalgalarrondo (Ed. Artmed, 2000) para que eu possa localizar sintomas e ajudá-la na triagem e histórico clinico de Melissa.

Uma coisa eu garanto: a loucura de Melissa deixará muita gente de boa aberta e alma trêmula: vocês nem imaginam onde a obsessão por um personagem pode levar uma garota...

Um comentário:

  1. e em uma de minhas andanças pela "grande rede",me deparei com seu belíssimo blog e o seu maravilhoso conteúdo(pena que é tão complicado promover bons conteúdos na NET)Mas estou com alguns projetos em torno de uma comunidade poética e literária de blogs,gostaria que participasse..não agora..ainda estou sem tempo para me dedicar por completo.bom... adorei essa imagem que está ilustrando seu texto, gostaria de pegar emprestado para ilustrar um poema meu em meu blog( http://desenhospoeisiascomportamento.blogspot.com/ ),o crédito da imagem será atribuído à vc.desde já agradeço,mas se não estiver de acordo...deixe explícito em um comentário no meu blog e a imagem será retirada de imediato.ah!!...estou á seguir você,ficaria honrado se me seguisse também.abraços.

    ResponderExcluir